quarta-feira, 8 de junho de 2011

Redondamente falando (esteticamente utópico)

Nem para inglês ver!

Numa localidade que se preze, as tendências estéticas causam um impacto bastante agradável a quem passa, dando um grande prazer no que toca ao sentido visual.
Do meu ponto de vista, quando visito algum local, seja ele acidentalmente (quando o nosso sentido de orientação nos passa uma rasteira) ou para a prática do ócio, tenho uma enorme consideração pelos valores estéticos por parte de quem gere essa localidade, principalmente no que toca a uma gestão de recursos sustentável, simples e eficaz, pois quando se trata de coisas bonitas de se ver, torna-se num enorme cartão-de-visita. Seja ele rotunda, placa triangular ou jardim, gerando certamente a vontade de lá voltar.
Existem até algumas expressões na gíria portuguesa que definem este tipo de tendências estéticas, tais como, “isto foi feito, mas é para inglês ver!”, mas o que é certo é que foi feito com algum objectivo, o inglês contemplou, gostou e certamente voltou. Grave é quando é feito nem para inglês, nem português ver.
É o que se sucede numa pequena terra que conheço e que até sou natural, onde aparentemente o conceito de estética encontra-se de costas voltado com a autarquia, pelo menos quando se refere à Freguesia de Famalicão da Nazaré.
Será que este conceito se resume só a fogos de artifício no dia 1 de Janeiro, ou às serpentinas e corsos carnavalescos. Talvez, mas o que é certo é que não vivemos única e exclusivamente disso.
Custa-me a querer que uma autarquia não tenha jardineiros, trolhas, pedreiros canalizadores e todo esse pessoal especializado suficiente, para a manutenção de um concelho que é de todos, tornando-o mais atractivo nem que seja, só para inglês ver principalmente quando vive praticamente do sector turístico.
Existe uma rotunda em Famalicão que está à espera acerca de 5 anos de alguém com alguma noção de estética, para dar nas vistas e contribuir como cartão-de-visita para esta freguesia
Por vezes leva-me a querer que estou no meio de uma guerra política, que só me faz lembrar Sérvia e Montenegro ou até Faixa de Gaza onde existem bastantes idiotas, mas atitude pouca ou nenhuma.

Ivo Batista 4-6-2011

3 comentários:

  1. pois é, antes de olharmos para nós e nos sentirmos confortáveis é preciso existir um meio ambiente à nossa volta que influencie e permita esse bem estar interior!
    tens o meu voto :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei!!!
    Muito bem escrito Ivo!!
    Parabéns!!!
    E sim...essa rotunda deixa a desejar. Ou provavelmente temos que olhá-la como uma obra de arte abstracta.

    ResponderEliminar