segunda-feira, 17 de maio de 2010

A 1ª "Expedição"


Baseado num estudo de Eduíno Borges Garcia, no dia 11 de Abril de 2010 resolvi realizar um longo passeio, na companhia de alguns amigos pelas zonas mais remotas da Freguesia de Famalicão, com o intuíto de observar a localização de algumas pistas acerca da existência de uma aldeia do Neolítico referida pelo autor.

Claro que sem o acompanhamento de técnicos especializados, sabiamos que não era à toa que iriamos realizar esse objectivo, mas por outro lado observámos indícios relativamente pertinentes ao que tudo apontam para a existência de uma comunidade da época do Neolítico, tais como, alguns artefactos (ferramentas) de pedra minuciosamente talhados pelo Homem, e baseando-nos em alguma fundamentação teórica referente a este assunto.

Este passeio tornou-se bastante enriquecedor porque fiquei a conhecer a famosa Fonte Galinha, uma fonte secular (ver imagem) local que até à data desconhecia.

Ainda nesta pequena expedição encontrámos as supostas entradas das míticas grutas de calcário que, segundo alguns habitantes locais, uma delas contém no seu interior algumas relíquias relacionadas com as invasões Francesas. Será? Porque são deixadas à margem questões e dúvidas como estas quando podem contribuír para o desenvolvimento local?

Por: Ivo Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário