quinta-feira, 31 de março de 2011

O enfarte de Camões (a morte do artista)


Sem quês nem porquês!

A literatura e língua portuguesa são sem dúvida um ícone da história mundial.
Com cerca de 2 mil anos, falada por aproximadamente 240 milhões de pessoas e sendo língua oficial em 10 países este idioma espalhou-se pelo mundo entre os séculos XV e XVI durante a época dos Descobrimentos.

Na actual sociedade assiste-se, desde Maio de 2009, a uma estranha mudança proclamada de acordo ortográfico levando-nos a questionar a nossa posição geográfica. Isto é, será que nos deslocamos assim tanto do velho continente que ao darmos por ela já nos encontrávamos na América do Sul? Sim! Talvez causado pelo movimento de placas tectónicas, inspirado nessa grande obra literária portuguesa do século XX intitulada por, A Jangada de Pedra de José Saramago, que por ventura um dos últimos portugueses a elevar o nome de Portugal ao mais alto nível, ao trazer o Prémio Nobel da Literatura para terras de CAMÕES, PESSOA, VERDE ou BOCAGE.

Cada vez que vejo as notícias em rodapé, que leio um artigo num jornal ou revista, sinto que moro naquele local paradisíaco em que o sol aperta todos os dias, em que os cocos caiem do céu, quando nos encontramos à beira mar e tropeçamos em padrões dos descobrimentos portugueses cada vez que damos um passo, onde as pessoas vão sendo e vão fazendo.

A língua portuguesa é a língua portuguesa!
Devemo-nos preocupar com sustentabilidade de recursos, com desenvolvimento cultural e etnográfico e não com novo acordo ortográfico, com estórias, fatos ou atos, disso estamos nós fartos. Devemos cimentar a economia e revisitar o que já fomos num passado distante da história de Portugal, sem guerras nem inquisições, sem distúrbios, manifestações nem a subida ao poder das religiões.
Não vamos então matar esse grandioso lusitano conhecido por milhões, que será sempre evocado e aclamado por, Luís Vaz de Camões.

Este pequeno artigo é uma ideologia, nada de xenofobia, nacionalismo ou racismo. É só uma questão de defesa de património e orgulho em ser português.

Ivo Batista 31/3/2011

2 comentários:

  1. as festividades vão continuar a serem escritas em maiúsculas. Os meses e estações do ano vão passar a serem escritos em minúsculas :) love u

    ResponderEliminar
  2. É triste pensar que temos que escrever tal e qual como o Brasil quando nós portugueses é que os ensinamos a ler e a escrever... O gerúndio "é uma cena que não me assiste", só às vezes!:)

    ResponderEliminar